Aprendi no YouTube: como o YouTube me ajudou no meu postdoc | temas para Iniciação Científica

Um fato curioso no meu postdoc foi que em torno de 70% do material que usei foi do YouTube, sobre programação; o mundo da programação é muito caótico para livros, que demoram ser publicados e ficam obsoletos bem rápido, como eu mesmo pude ver. Em uma pesquisa informal que fiz no Facebook, poucos programadores gostam de ler.

Meu desafio foi transformar esse conhecimento no que precisávamos, ou seja, do mundo real para o mundo acadêmico. Existe mais discussões na parte final do nosso e-book, como sugestão de IC. Uma das observações que fiz foi que: vídeos bons automaticamente sobem com likes e comentários de agradecimento dos alunos; agora YouTube não tem dislikes mais, o que acho interessante.

Antes tentei desenvolver uma medida que eliminava os dislikes, parecem insignificantes para a qualidade do vídeo; somente a demonstração do estado emocional de Haters, nada mais; acho que 1 like vale em torno de 10 dislikes. Muitas plataformas, como Medium, não usam esse lado negativa da avaliação.

Hipótese: plataformas como YouTube podem ser a próxima geração de ensino

Possíveis experimentos: criar duas versões do mesmo curso, apresentar uma versão online vs. versão presencial. Outra opção é usar um curso já existente, e comparar com versão online. O problema é que pode ser necessário tempo para coletar os dados.

Possível ferramental: estatística para testes como de hipótese, médias, entre outros medidores;

Possíveis cursos: ciência da computação; educação como pedagogia; matemática; medicina; biologia; cursos inter, multi  e trans disciplinares.

Tempo de execução: 3-6 meses. Se puder dedicar mais tempo, isso pode ser interessante para fazer uma revisão da literatura, para comparar resultados.

Referencial sugerido:

  • "APRENDI NO YOUTUBE!": INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTUDAR MATEMÁTICA COM VIDEOAULAS (“I learned on YouTube!”: research on studying mathematics with videolessons). Aqui.
  • Uma introdução aos métodos matemáticos nas ciências da vida: um relato de experiência com e-learning e ensino presencial. Aqui
  • I believe the review-based system is excellent for e-learning, but not the final story. aqui

Comments

Popular posts from this blog

Investimentos e Pesquisa Operacional: como diversificar minha carteira usando correlação? | temas para Iniciação Científica

Mais acessados da semana


Sobre Jorge Guerra Pires

Venho escrevendo e ensinando modelagem de sistemas biológicos para leigos desde o doutorado, onde lancei alguns cursos locais, na Universidade de L’Aquila, onde fiz meu mestrado e doutorado. Desde então, tenho alimentado um canal do YouTube, blogs e outras formas de disseminar conhecimento e discussões, com um forte enfoque online. Sou literalmente apaixonado por biologia, matemática, programação, e qualquer coisa que faça meu cérebro funcionar! Possuo um doutorado pela Universidade de L’Aquila/Itália, reconhecido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP) em bioinformática. Fiz 2 pós-doutorados, um pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também fiz um mestrado duplo pela Universidade de L’Aquila e Técnica de Gdansk/Polônia; minha graduação é pela Universidade Federal de Ouro Preto em Engenharia de Produção.

I am on fire!

I am on fire!
Nesse blog, pretendo entregar ao aluno tudo de melhor. Esse blog e o ebook foi feito pensando no aluno, não em agradar professores e instituições. Escrevo de jovem pesquisador para jovem pesquisador.