Aprendi no YouTube: como o YouTube me ajudou no meu postdoc | temas para Iniciação Científica
Um fato curioso no meu postdoc foi que em torno de 70% do material que usei foi do YouTube, sobre programação; o mundo da programação é muito caótico para livros, que demoram ser publicados e ficam obsoletos bem rápido, como eu mesmo pude ver. Em uma pesquisa informal que fiz no Facebook, poucos programadores gostam de ler.
Meu desafio foi transformar esse conhecimento
no que precisávamos, ou seja, do mundo real para o mundo acadêmico. Existe mais
discussões na parte final do nosso e-book, como sugestão de IC. Uma das
observações que fiz foi que: vídeos bons automaticamente sobem com likes
e comentários de agradecimento dos alunos; agora YouTube não tem dislikes mais, o que acho interessante.
Antes tentei desenvolver uma medida que
eliminava os dislikes, parecem insignificantes para a qualidade do vídeo; somente a
demonstração do estado emocional de Haters, nada mais; acho que 1 like
vale em torno de 10 dislikes. Muitas plataformas, como Medium,
não usam esse lado negativa da avaliação.
Hipótese: plataformas como YouTube podem ser
a próxima geração de ensino
Possíveis
experimentos: criar
duas versões do mesmo curso, apresentar uma versão online vs. versão
presencial. Outra opção é usar um curso já existente, e comparar com versão
online. O problema é que pode ser necessário tempo para coletar os dados.
Possível
ferramental: estatística
para testes como de hipótese, médias, entre outros medidores;
Possíveis
cursos: ciência da
computação; educação como pedagogia; matemática; medicina; biologia; cursos
inter, multi e trans disciplinares.
Tempo de
execução: 3-6
meses. Se puder dedicar mais tempo, isso pode ser interessante para fazer uma
revisão da literatura, para comparar resultados.
Referencial
sugerido:
- "APRENDI NO YOUTUBE!": INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTUDAR MATEMÁTICA COM VIDEOAULAS (“I learned on YouTube!”: research on studying mathematics with videolessons). Aqui.
- Uma introdução aos métodos matemáticos nas ciências da vida: um relato de experiência com e-learning e ensino presencial. Aqui
- I believe the review-based system is excellent for e-learning, but not the final story. aqui

Comments
Post a Comment